Mais informações

Bavaresco, Danicler; Yshiba, José. Projeto de misturas asfálticas SMA conforme a faixa granulométrica D11 da norma européia. In: ENCONTRO TECNOLÓGICO DA ENGENHARIA CIVIL E ARQUITETURA, 7., 2009, Maringá. Anais... Maringá, 2009.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 6 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

Este trabalho visa determinar, através do ensaio Marshall,as características das misturas asfálticas SMA (Stone Matrix Asphalt), misturas que são caracterizadas pela granulometria descontínua, constituída por elevada fração de agregados graúdos, aproximadamente de mesmas dimensões, que proporciona grande volume de vazios que é preenchido por um mastique composto por elevado teor de ligante asfáltico, filler e por fibras. Apresentam um esqueleto pétreo de contato pedra a pedra, proporcionando elevada resistência à deformação permanente. Geralmente o teor de ligante asfáltico é acima de 6%, formando uma película asfáltica mais espessa que associada à impermeabilidade, dificulta a oxidação do ligante e retarda seu envelhecimento. As misturas foram produzidas na faixa granulométrica D11 da norma Européia com dois tipos de ligantes asfálticos (asfalto convencional CAP 50/70 e modificado por polímero) e para evitar o escorrimento do ligante asfáltico durante as fases de produção e lançamento, foram adicionadas fibras de celulose de 0,3% em relação à massa da mistura. O trabalho consistiu da seleção e caracterização dos materiais, composição granulométrica, verificação da granulometria e da realização do ensaio Marshall. Os corpos de prova das misturas SMA foram moldados com 50 golpes por face. As características granulométricas (contato pedra a pedra) atenderam a norma da AASHTO PP-41 (AASHTO, 2000).O teor de projeto para o ligante asfáltico convencional (CAP 50/70) ficou em 6,2 % e para o ligante modificado por polímero (BETUFLEX B 60/60) em 6,1 % e os parâmetros Marshall e as condições das misturas asfálticas SMA obtidas com os dois ligantes asfálticos satisfizeram as normas vigentes da AASHTO, EAPA e DNIT.
-