Mais informações

REIS, A. T. L.; MORETTO, M. A influência das variáveis físico-espaciais na satisfação e preferência pelo comércio de varejo. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 12., 2008, Fortaleza. Anais... Fortaleza: ANTAC, 2008.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 1
Índice h: 1  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

Proposta: Esse artigo examina o nível de satisfação geral com lojas de varejo e com as seguintesvariáveis físico-espaciais: distância da residência das usuárias até a loja; variedade de produtos,possibilidade de estacionamento; possibilidade de compras de produtos relacionados com o vestuárioem lojas próximas; percepção de segurança quanto ao crime; iluminação, estrutura compositiva dafachada e vitrines.É também investigada a existência de correlações entre a satisfação com as variáveisfísico-espaciais, a satisfação geral com as lojas e a preferência pelas lojas. Método depesquisa/Abordagens As lojas situam-se na cidade de Porto Alegre, e os dados foram coletados apartir de questionários e entrevistas informais aplicadas a um grupo de participantes do sexo feminino.Os dados quantitativos são analisados através da estatística paramétrica no programa SPSS/PC,enquanto os dados qualitativos são analisados através de seu significado. Resultados: Entre osresultados, verifica-se a correlação entre os níveis de satisfação geral com as lojas e a preferência dosusuários do varejo. Com relação à aparência externa das lojas, aquelas que possuem maiores contrastese complexidade na composição das fachadas apresentam maiores níveis de satisfação e são as lojasmais preferidas.

Abstract

Propose: This article examines the general level of satisfaction with retail stores and the followingphysical variables: distance of users' residence to the store; product assortment, parking possibility;possibility of purchase of clothes related products in nearby stores; perception of security; illumination,facade composition and shop windows. It is also investigated the existence of correlations among thesatisfaction with physical variables, the stores general satisfaction and the stores preference. Methods:The stores are located in the city of Porto Alegre, and the data were collected from questionnaires andinformal interviews with a group of female participants. The quantitative data are analyzed throughparametric statistics in the SPSS/PC software, while the qualitative data are analyzed through itsmeaning. Findings: Among the results, is verified the correlation among the levels of generalsatisfaction with stores and the users' preference. Concerning the external appearance of the stores,those that have higher contrasts and complexity in the composition of the facades present greatersatisfaction levels and are the most preferred stores.
-