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CARDOSO, Gustavo Duarte; CARDOSO, Andréia do Socorro Conduru de Souza. Avaliação da satisfação de usuários de imóveis residenciais: uma comparação entre incorporação pública e privada em Belém/PA. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 12., 2008, Fortaleza. Anais... Fortaleza: ANTAC, 2008.
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Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 2 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 2
Índice h: 1  
Co-autores: 1

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Co-autores: 1

Resumo

Este artigo trata da avaliação e análise do nível de satisfação de usuários de imóveis residenciais, quanto a aspectos que envolvem a produção e a utilização da edificação, levando em consideração correlações entre o produto e o perfil sócio-econômico, bem como o processo de mobilidade residencial e atributos determinantes da tomada de decisão dos usuários. Apresenta os resultados de pesquisa de campo referenciada no Método de Avaliação do Nível de Satisfação dos Clientes de Imóveis Residenciais proposto por Jobim (1997) e em técnicas de Avaliação PósOcupação, realizada em uma empresa pública e em outra privada de incorporação de edificações residenciais na cidade de Belém, ambas engajadas em programas de qualidade. Foram realizadas entrevistas com representantes das direções destas empresas, aplicados questionários e realizadas entrevistas junto a proprietários de imóveis de um empreendimento da empresa privada e dois empreendimentos da empresa pública para orientar a avaliação de satisfação quanto ao atendimento prestado pela empresa, à qualidade do prédio e da unidade residencial. Constatou-se uma redução na quantidade de itens insatisfatórios no empreendimento mais recente da empresa pública em relação ao seu empreendimento mais antigo, porém, ainda superior à quantidade de itens insatisfatórios detectados no empreendimento de incorporação privada devido a fatores relacionados às expectativas dos usuários constatadas pela pesquisa de campo. 

Abstract

This paper approaches the assessment and analysis of the level of satisfaction of residential building users, regarding to aspects that involve the production and the building usage, taking in account correlations between the product and the socioeconomic profile, as well as the process of residential mobility and determinant attributes of users decision-making. It presents the results of field work research based on the Evaluation Method proposed by Jobim (1997), for the Level of Satisfaction of Residential Buildings' Customers, and in techniques of post occupancy evaluation, accomplished in public and private companies of housing development in the city of Belém, both participant of quality programs. Interviews were carried out with representatives of both companies leaders, questionnaires were applied to customers of one private company development and two public company developments in order to assess customers' satisfaction with companies service, the building quality and with the residential unit. It was verified a decrease in the amount of unsatisfactory items of the public company's newer development in comparison to its' former development; however unsatisfactory items in the public company were in a bigger amount than items detected in the private company development according to users' expectations verified in field work research.
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