Mais informações

SAITO, C. M.; TANIGUTI, E. K. Construção assistida: microcrédito e assistência técnica para o autoconstrutor. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 12., 2008, Fortaleza. Anais... Fortaleza: ANTAC, 2008.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 3
Índice h: 1  
Co-autores: 10

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

Esse trabalho relata uma experiência iniciada em setembro de 2006 através de uma parceria firmada entre Associação Brasileira de Cimento Portland, o Banco do Nordeste e o Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará, com o objetivo de desenvolver um modelo de assistência técnica para reformas de comércio e moradias para população de baixa renda. O programa Construção Assistida foi implantado na carteira de clientes de microcrédito do Banco do Nordeste. Em maio de 2007 a experiência completou 174 projetos na cidade de Fortaleza. A ABCP desenvolveu o material de apoio, treinou a equipe de projetos e implantou ferramentas de gerenciamento para otimizar o trabalho de assistência técnica. Os projetos desenvolvidos durante esse período foram acompanhados e registrados compondo um banco de dados sobre a reforma e a construção popular. Os resultados finais das obras e a satisfação dos clientes comprovaram a importância dessa iniciativa. Com a orientação técnica foi possível ter melhor controle sobre as fases da construção e reduzir imprevistos. A reforma valoriza o imóvel, contribui com o crescimento do comércio e a geração de renda.

Abstract

This paper describes an experience started in September, 2006 with the ABCP, BNB and CEFET´s partnership witch intends to develop a technical assistance to low income, housing and stores renovation. The technical assistance program was implanted at the BNB microcredit´s clients. In May 2007 the experience completed 174 designs in Fortaleza - CE. ABCP had created technical help material, trained the project team, implanted trainings and management tools to improve the technical assistance work. The projects developed during this period were registered and followed to compose a popular construction's database bank. The final results and the clients satisfaction prove the relevance of this work . The technical orientation had helped to control the construction stages and reduced construction problems. The building renovation contributes to commerce growing and income growth.
-