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HOFFMANN, Valmir Emil; PROCOPIAK FILHO, José Ademar; ROSSETTO, Carlos Ricardo. As estratégias de influência dos stakeholders nas organizações da indústria da construção civil: setor de edificações em Balneário Camboriú – SC. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 8, n. 3, p. 21-35, jul./out. 2008.
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Resumo

A literatura sobre o tema da estratégia organizacional vem salientando a importância para a empresa do conhecimento acerca de seus stakeholderse da relevância do atendimento de suas expectativas organizacionais.Nesse contexto, apresenta-se este estudo, que tem o objetivo de identificaros stakeholders, seus graus de influência e as estratégias de influência que podem seradotadas na interação com as organizações da indústria da construção civil – setor deedificações (ICC-SE) em Balneário Camboriú, SC. O estudo, predominantementequantitativo, apontou como resultado 25 stakeholders do ambiente externo e 4 doambiente interno. Os stakeholders mais importantes do ambiente externo que usam estratégias de influência são os clientes, os fornecedores de concreto, os fornecedores de mão-de-obra, os fornecedores de aço e os proprietários de terrenos para edificação.Por outro lado, os stakeholders mais influentes do ambiente interno que utilizamestratégias de influência são os funcionários, os engenheiros, os sócios e os arquitetos.O grau de interdependência dos fornecedores de concreto, aço, elevadores, cerâmica,proprietários do terreno e funcionários, incluindo engenheiros, arquitetos e sócios, émais alto com a empresa e pode-se aplicar a estratégia “uso direto”. Os demais stakeholders têm baixa influência e podem aplicar a estratégia “retenção direta”.

Abstract

Literature on organizational strategy has stressed the importance company knowledgeon stakeholders and of taking into account their organizational expectations. The aimof this article was to identify stakeholders, their degree of influence, and the influencestrategies they adopt when interacting with organizations of the Building Industry fromthe town of Balneário Camboriú, Brazil. This mostly quantitative study identified 25stakeholders in the external environment and four of the internal environment. Themost important external stakeholders were clients, concrete suppliers, labourcontractors, steel suppliers, and landowners, whereas in the internal environment, thestakeholders that use influence strategies were employees, engineers, workers, andarchitects. The degree of interdependence of concrete, steel, lifts, and ceramic tilessuppliers, landowners, employees, including engineers and architects, withconstruction is higher and these stakeholders may apply the “direct use” strategy. Allother stakeholders have a lower degree of influence and may use the “direct retention”strategy.
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