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Giacobbe, Silvia. Concreto de cimento portland com borracha de pneus. 2008,
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Resumo

Atualmente a destinação final de pneus inservíveis tomou-se um dos grandes problemas ambientais enfrentados pelo Poder Público. Esse tipo de resíduo é de decomposição muito lenta, baixa compressibilidade, o que resulta grandes volumes, além de oferecer prejuízos a natureza e à saúde pública quando não são encaminhados a uma destinação final ambientalmente adequada e segura. Diante dessa constatação, pesquisas estão sendo intensificadas considerando-se a viabilidade técnica da incorporação de borracha de pneus em materiais de construção civil. Dentre as possíveis utilizações desse resíduo destaca-se a sua incorporação como agregado em concretos de cimento Portland. No entanto, diversos trabalhos elaborados apenas restringem-se a avaliar o comportamento mecânico da borracha de pneus no compósito. Este trabalho visa apresentar algumas pesquisas sobre o uso de pneus inservíveis no concreto de cimento Portland, de forma a auxiliar futuras pesquisas

Abstract

Nowadays, the final destination of unworthy tire has come to be one of the biggest environmental issues to govemment authorities. This kind of waste or residue has very low decomposition rates, and poor compressibility, which results on huge amounts. It also has the potential to provoke damages to nature and public health, especially when it was not take to an adequate and environmentatly safe final destination. Upon this ascertaining, researches have been increasingly made to verify the technical feasibility of incorporating tirerubber to construction materiais. One of the most feasible applications of this waste is to incorporate into Portland cement concrete as an aggregate. Sut severaI of these studies are Iimited to the evaluation of the mechanical properties when tire rubber is used in the compound. This paper presents an overview of some of the research published regarding the use of scrap-tires in portland cement concrete that can be helpful for new studies
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