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Arruda, Luiz Geraldo. Sustentabilidade no desenvolvimento imobiliário: decisão estratégica e comprometimento da alta direção. ECOBUILDING, 1., 2008, São Paulo, SP.
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Resumo

Os critérios geralmente utilizados pela maioria das empresas incorporadoras no Brasil para viabilizar o lançamento de um produto imobiliário, são estruturados em metas e indicadores de desempenho econômico- financeiras e de qualidades técnicas e operacionais. Estes indicadores têm demonstrado eficiência e sustentabilidade do ponto de vista da geração de riqueza e da continuidade operacional da empresa. Entretanto, são indicadores que não variam devido às interferências que a empresa provoca na sustentabilidade da sociedade e do meio ambiente, ao participarem do importante, porém impactante mercado da Construção Civil. As empresas têm demonstrado a tendência em investir e agregar valor em seus produtos com itens que contribuem com a sociedade e com o meio-ambiente. Porém, se estas atitudes forem tomadas de forma pontual, sem integração aos objetivos e mensuradas nas metas estratégicas da empresa, terão seu alcance limitado no momento em que a alta direção tenha que tomar decisões. Torna-se, portanto necessário que setor estratégico da empresa, via alta direção, aceite como viável um determinado projeto de produto imobiliário, se o mesmo também demonstrar a capacidade em atingir determinadas metas e indicadores de desempenho ambientais e sociais, que proporcionem o desenvolvimento sustentável da empresa a nível mais global e responsável.

Abstract

The criteria used by most Real Estate companies in Brazil to enable the launching of a product are based on economic- financial indicators and goals. These indicators have proved themselves efficient and sustainable from the point of view of profit generation and the company´s operational continuity. However, these indicators do not show variations in the environmental impacts caused by the companies. There is a trend in business today to add value to products that are safe to the environment. However, if these measures are not fully integrated into a single systematic approach by the company´s strategic targets they will have a limited benefit. It thus becomes necessary that the company´s strategic management accepts a business as viable only if it keeps the quality of the natural enviroment, allowing a responsible and sustainable development in a global level.
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