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CAMATTI, Tassiara. A gestão estratégica para as construtoras de habitação de interesse social: um estudo aplicado de mapeamento estratégico. 172fDissertação (Mestrado em Administração) - Programa de Pós-Graduação, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2008.
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Resumo

No cenário atual, a gestão estratégia passa a ser uma forma de monitorar fatores internos e externos das empresas, considerando o ambiente em que estão inseridas, identificando oportunidades de mercado e novas formas de agregar vantagem competitiva. No entanto, para verificar os efetivos resultados dessa proposta de gestão, desenvolvemos este trabalho com o objetivo de entender como realizar a gestão estratégica em empresas de pequeno porte. O estudo de caso realizado tem foco no setor da construção civil de habitação de interesse social, que apresentou grande índice de crescimento na última década, devido a mudança da política habitacional federal que ampliou o volume de verbas disponibilizadas para incentivo a habitação popular no país. Esta realidade propiciou o aumento da demanda e, conseqüentemente, da concorrência. Assim, através da pesquisa realizada, que efetivou o acompanhamento da implantação e do desenvolvimento do planejamento estratégico embasado no mapeamento por indicadores proposto pelo Balanced Scorecard, obteve-se um modelo de mapeamento estratégico que possibilita a antecipação de ameaças e oportunidades, permite olhar o futuro e, com isso, elaborar estratégias que oportunizem a adaptação organizacional ao mundo em mutação.

Abstract

In the current scenario, the management strategy becomes a way to monitor internal and external factors of the companies, considering the environment in which they are inserted, identifying market opportunities and new ways to aggregate advantage. However, to verify the results of this effective management proposal, this work was developed in order to understand how to implement the strategic management in small's companies size. The studied case is focused on the sector of the housing construction, social interest, which showed a great growth rate in the last decade, due to the federal housing policy changed, which has extended the amount of money available to stimulate the popular houses in the country. This reality has increased the demand and, consequently, the competition. Thus, through the research, which promoted the implementation monitoring and the development of strategic planning based on mapping of the indicators proposed by the Balanced Scorecard, a model of strategic mapping was made, allowing the anticipation of threats and opportunities, can look to the future and draw up strategies that opportunism the organizational adaptation to the changing world.
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