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Braga, Ricardo. Implementação de Sistemas de gestão da qualidade em escritório de projeto. Orientação de Paulo Andery.40 f., ilMonografia (Graduação em Engenharia Civil) - Escola de Engenharia, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008.
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Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Com arquivo PDF disponíveis: 1)
Citações: 4
Índice h: 2  
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Resumo

Diante de um mercado competitivo e globalizado, uma organização, que procura buscar resultados mais expressivos e conquistar boas posições no segmento de atuação necessita cada vez mais de proporcionar graus elevados de qualidade. Para se implantar um programa de qualidade que se apresente como uma alternativa sistêmica, como é o caso da norma ISO 9000, deve-se construir uma base sólida e consistente de ações gerenciais, e isso é possível através da implantação de um outro programa denominado 5’S. Esse programa visa preparar e dar uma base sólida à empresa para que se possa desenvolver um sistema de qualidade eficiente e focado na melhoria continua de processos produtivos, administrativos e de gestão. A presente monografia busca expor as principais vantagens e dificuldades encontradas no processo de implantação da gestão da qualidade em um escritório de projetos voltados para a engenharia consultiva, arquitetura e planejamento urbano CGP - Consultoria Planejamento e Gerenciamento no período de Agosto a Dezembro de 2008. Após boa parte do programa já ter sido implantado, pode-se verificar uma série de transformações físicas ( como melhorias nos espaços de trabalho), e uma série de melhorias comportamentais( como melhoria nos relacionamento entre os funcionários) que o programa trouxe para a empresa e seus funcionários, mudando a forma de trabalhar e iniciando uma cultura de melhoria contínua, com o comprometimento de todos. No que se refere à literatura, aborda-se em primeiro momento um conceito geral da qualidade e, em seguida o sistema de qualidade ISO 9000, seu histórico, sua estrutura conceitual, técnicas e princípios, e o programa 5’S que serve como base para a implantação do sistema citado acima e de outros sistemas de gestão da qualidade. Sobre a cultura organização da empresa, abordam-se os processos nela existentes, bem como a hierarquia interna e seus conceitos de trabalho, cultura e valores. No que se refere ao método que caracteriza esta monografia, será utilizado o método de estudo de caso e como instrumentos de coletas de dados será utilizado fontes primárias, secundárias, escalas acompanhadas de pesquisas documentais e outros recursos. A metodologia de análise será de forma descritivo-quantitativa. Os resultados desta presente monografia demonstram que o processo da qualidade da empresa CGP - Consultoria Planejamento e Gerenciamento é pautado na adaptação da escola japonesa. Sobre o grau de aceitação por parte dos funcionários aos princípios que norteiam a cultura da gestão da qualidade, este é entendido como aceito pelas pessoas que compõem o corpo técnico da empresa CGP. Com relação à cultura organizacional pode-se concluir que houve impacto nesta variável a partir da implantação do programa 5’S e ISO 9000, porém necessitando de algumas melhorias para melhor adequação ao programa de qualidade.

Abstract

Não Disponivel
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