Mais informações

AMORIM, Sérgio; PEIXOTO, Lucia. Classificação de produtos e serviços com uso de facetas . In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 3. 2003, São Carlos. Anais.... São Carlos: Antac, 2003. p. 1 - 10.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 2
Índice h: 1  
Co-autores: 10

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 4 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 5
Índice h: 2  
Co-autores: 18

Resumo

 Os sistemas de classificação de produtos e serviços para a construção baseiam-se, quase sempre, em uma abordagem hierarquizada. Os limites e fraquezas desta abordagem levaram a propostas de classificação baseada em facetas. Uma das vantagens é a maior granularidade na classificação de produtos e serviços. Eles são tratados como objetos a serem analisados e classificados, incluindo-se os documentos e
processos neste universo. As facetas podem ser entendidas como filtros que indicam sua pertinência, quando aplicados à entidade que queremos analisar. Isto permite uma transposição bastante direta entre as diferentes facetas e uma codificação descritiva do objeto analisado, composta por conjuntos de campos, cada um associado a uma determinada faceta. Para uma definição completa de um objeto serão necessárias várias facetas, conforme a sua natureza. Assim, uma especificação de um produto para construção contempla as facetas “elementos”, para descrever a que elemento ele será agregado e um conjunto de atributos, relacionados em outras facetas, para descrever o
seu tipo e demais informações relevantes. Verifica-se uma associação entre o processo usual de projetação, caracterizado por um procedimento incremental, e a lógica do sistema facetado, que permite uma progressiva definição do projeto à medida que o processo de desenvolvimento do produto da construção se realiza.

Abstract

 The services and products classification systems for construction are almost ever based in a hierarchycal approach. The limits and weaknesses of such approach led the classification proposals to be based on facets. One of the major advantages is the greater granularity in services and products classification. They are treated as objects waiting for an analysis and classification, then including the documents and
processes in the universe. The facets can be understood as filters that indicate its pertinence when applied to the target entity. This procedure allows a very direct transportation among distinct facets and a descriptive coding of the  analyzed object, composed with field groups each one associated to one specific facet. For a complete definition of an object will be required various facets, based on theirs nature. Therefore, an specification of a product for construction beholds the 'element' facets aiming to describe to witch element it will be attached and a group of attributes, relationed with other facets, to describe its type and whatever other relevant information. An association is identified between the usual incremental designing process and the logical of the facet system, what make possible a progressive design definition as the building process is developed.
-