Mais informações

LUCIANO, E.; GRASSI, M. Tecnologia da informação em empresas de construção civil: tecnologias viabilizadoras e intervenientes na gestão da qualidade. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 4., ENCONTRO LATINO-AMERICANO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 2005, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: UFRGS, 2005. p. 1-10.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: 1

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: Nenhum trabalho cadastrado(Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

 O uso adequado da TI auxilia a automatizar e melhorar processos, aprimorar o controle de indicadores, otimizar processos e reduzir custos operacionais e de transação. Na construção civil não é diferente: a TI pode viabilizar a adoção de adequadas práticas de gestão da qualidade. Neste contexto, o objetivo deste artigo é identificar como a TI como um elemento viabilizador e interveniente no processo de gestão da qualidade em empresas de construção civil. A pesquisa tem caráter exploratório e confirmatório, e faz uso do estudo de caso, aplicado em duas organizações da construção civil, com foco em habitações multifamiliares. As técnicas de coleta de dados foram entrevistas em profundidade e análise de documentos. Os dados, essencialmente qualitativos, foram analisados através de análise de conteúdo. Como resultados, obteve-se um retrato de como a TI impacta (viabiliza/intervém) a gestão da qualidade nas duas empresas analisadas, em termos de processo (as etapas para obtenção da certificação ISO e para o atendimento dos níveis de qualidade) e produto (a certificação e os níveis de qualidade). Ao final, faz-se uma análise de como a TI (e mesmo quais tecnologias) poderia otimizar os processos e produtos da gestão da qualidade, agregando valor e reduzindo etapas desnecessárias.

Abstract

 The appropriate use of the IT aid to automate and to improve processes, to improve the control of indicators, optimize processes and to reduce operational costs and of transaction. In the building site it is not different: the IT can make possible the adoption appropriate administration practices of quality. In this context, the objective of this article is to identify as to IT as an element that it makes possible and intervening in the process of administration of the quality in building civil companies. The research has exploratory character and confirmative, and makes use of the case study, applied in two organizations of the building civil, with focus in habitation for several families. The techniques of collection of data were interview in depth and analysis of documents. The data, essentially qualitative, they were analyzed through content analysis. As results, it was obtained a view of as to IT impact (it makes possible/intervenes) the administration of the quality in the two analyzed companies, in process terms (the stages for obtaining of the certification ISO and for the service of the quality levels) and product (the certification and the quality levels). At the end, it is made an analysis of as to IT (and same which technologies) it could optimize the processes and products of the administration of the quality, joining value and reducing unnecessary stages.
-