Palestrantes
Carlos Torres Formoso
Possui graduação em Engenharia Civil pela UFRGS (1980), mestrado em Engenharia Civil pela UFRGS (1986) e doutorado em Engenharia Civil - University of Salford (1991). Fez pós-doutorado na Universidade da Califórnia, Berkeley, EUA (1999-2000).
Atualmente é Professor Associado IV da UFRGS e coordenador do Grupo de Gestão e Economia da Construção do Núcleo Orientado para a Inovação da Edificação (NORIE). É docente permanente do Programa de Pos-graduacao em Engenharia Civil da UFRGS (nota 7 na CAPES). Faz parte do Conselho Editorial de seis revistas científicas internacionais e atualmente é um dos editores-chefe da Revista Ambiente Construído, publicada pela ANTAC. Tem atuado como consultor ad hoc da FINEP, FAPESP, CAPES, CNPq, CYTED, entre outras agências de fomento. Atua na área de gerenciamento na construção civil, principalmente nos seguintes temas: projeto e gestão de sistemas de produção, produção enxuta (lean production), gestão da segurança do trabalho, aprendizagem organizacional, medição de desempenho de empresas e empreendimentos de construção, habitação de interesse social e gestão do processo de desenvolvimento do produto.
O professor Carlos foi responsável pela coordenação do Painel Estratégias para Inovação em Desenvolvimento de Produtos e Sustentabilidade em Faculdades de Arquitetura, Engenharia e Construção e por ministrar o minicurso sobre aplicação de conceitos avançados de construção enxuta.
Daniel Castro-Lacouture
O professor Daniel é engenheiro civil formado pela Universidade de Los Andes, Colômbia, em 1994. Atualmente é chefe de departamento e professor, desde 2006, na School of Building Construction da Georgia Institute of Technology (Georgia Tech). Possui experiência de ensino e pesquisa em várias universidades dos Estados Unidos e Inglaterra: University of Reading (1999), Purdue University (2000-2003) e Ohio University (2003-2006). Atuou como consultor na Imatek Consulting, de 2005 a 2010.
Sua pesquisa, atualmente, desta relacionada à definição e implementação de protocolos de avaliação de desempenho para apoiar a inovação tecnológica no ambiente construído, tais como: materiais de construção sustentáveis e fontes alternativas de energia.
O professor Daniel ministrou palestra sobre o Plano de Qualidade e Aperfeiçoamento da escola Georgia Tech para discutir as estratégias de inovação em Ensino de Arquitetura, Engenharia e Construção. Também abordou a importância da inserção dos aspectos de sustentabilidade em projetos, como ocorre a etapa de Gestão de Instalações nos Estados Unidos e como é feita a transferência de tecnologia para empresas do mercado norte americano da construção civil.
Dayana Bastos Costa
A professora Dayana possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Bahia (2001), mestrado em Engenharia Civil (Construção Civil) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003) e doutorado em Engenharia Civil (Construção Civil) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008) com doutorado sanduíche na Universidade de Salford no Reino Unido. Atualmente é Visiting Scholar na Georgia Institute of Technology nos EUA. É Prof. Adjunta III do Departamento de Construção e Estruturas da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia e do Mestrado em Engenharia Ambiental Urbana. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Gerenciamento e Economia de Construções, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de obras, incluindo medição de desempenho, planejamento e controle de obra, gestão da qualidade, gestão sustentável em canteiros e inovações tecnológica. É a atual coordenadora do GT de Gestão e Economia da Construção da Associação Nacional do Ambiente Construído (ANTAC).
A professora Dayana foi responsável pela coordenação do Painel Panorama Internacional da Sustentabilidade em Canteiros de Obra.
Eugenio Pellicer
É engenheiro civil formado em 1990, mestre pela Stanford University, California, Estados Unidos e doutor, em 2001, pela Universidad Politécnica de Valencia (UPV), Espanha. .
Atualmente é professor titular do Departamento de Ingeniería de la Construcción y de Proyectos de Ingeniería Civil da Universidad Politécnica de Valencia(UPV), Espanha. É vice-diretor da School of Civil Engineering da UPV. Em 2013, participou de intercâmbio docente com a University of Colorado Boulder, Estados Unidos. É credenciado pelo Project Management Institute (PMI) como Project Management Professional (PMP).
Sua área de experiência visa aplicar uma abordagem holística para a gestão de construção, tanto do ponto de vista de produção quanto de negócios: avaliação de projetos, administração local da construção, inovação e qualidade e gestão de negócios. Ofereceu disciplinas sobre incorporação de imóveis, e-business, redes neurais artificiais, construção enxuta, habilidades gerenciais e tecnologia de construção avançada, entre outros.
Em 2008, coordenou a concepção, desenvolvimento e implementação de um novo programa que discute as inovações e desenvolvimento de ferramentas e estratégias para otimizar a gestão da construção. Também participa, atualmente, do projeto Postgraduate European Common Studies in Construction Management Projects, representando a Espanha no grupo formado com Polônia, Lithuânia, Portugal e Reino Unido.
O professor Eugenio foi responsável pela coordenação do Painel Gerenciamento Visual na Construção Civil.
José Manuel Cardoso Teixeira
José Teixeira é licenciado em engenharia civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e possui doutorado em gestão da construção pela Loghborough University of Technology do Reino Unido (1993).
Atualmente é professor do Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho, Portugal, onde tem lecionado disciplinas nas áreas de gestão e de tecnologia da construção e participado em diversos projetos de pesquisa. No âmbito da sua atividade docente, tem colaborado com diversas instituições de ensino superior em Portugal e em outros países europeus e latino americanos. É autor de numerosos artigos publicados em revistas científicas e apresentados em congressos nacionais e internacionais. Tem também exercido atividade profissional como consultor em engenharia.
Participa, atualmente, do projeto Postgraduate European Common Studies in Construction Management Projects, que visa estabelecer e aprofundar estudos sobre a Directiva 89/48 de 1988 relativa ao sistema geral de reconhecimento dos diplomas de ensino superior que sancionam formações profissionais com uma duração mínima de três anos na União Europeia.
Professor José Teixeira ministrou a palestra sobre a importância das práticas de sustentabilidade em canteiros de obras europeus. A sua palestra coloca que o tema da sustentabilidade da construção é de grande relevância e atualidade, mas frequentemente mal interpretado por diversos intervenientes no processo de construção, que lhe atribuem um alcance limitado. A fase de uso e manutenção é a mais relevante para a sustentabilidade dos empreendimentos, em todo o seu ciclo de vida, atenta a sua duração, quando comparada com as fases precedentes de concepção e de construção. Mas a fase de construção concentra a densidade de muitos dos impactos presentes em todo o processo de construção, dos pontos de vista ambiental, económico e social. A componente ambiental da sustentabilidade dos canteiros de construção está bem presente na regulamentação e nas práticas internacionais da construção, nomeadamente, no que se refere à gestão dos resíduos de construção e demolição, à mitigação do ruído produzido pelas obras e à limitação de outros impactos em meio urbano. A componente econômica relaciona-se com o controle de custos, prazos e qualidade da construção, uma vez que destes decorrem importantes consequências para a sustentabilidade econômica dos intervenientes nas obras (dono de obra, empresas de construção, prestadores de serviço, etc.). A componente social encontra-se ao nível do canteiro, em que compreende a responsabilidade social dos intervenientes, incluindo a segurança e saúde ocupacionais dos trabalhadores; ao nível corporativo das entidades intervenientes, em que se relaciona com o papel dessas entidades na comunidade em que estão inseridas; e ao nível das comunidades diretamente afetadas pelo canteiro, traduzindo o impacto da obra para a sustentabilidade dessas comunidades. Esta intervenção procurou sintetizar estas três componentes da sustentabilidade dos canteiros de obra e apresentou um panorama internacional sobre este tema.
José de Paula Barros Neto
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1989), especialização em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Ceará (1992), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (1991) e doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Engenharia Estrutural e Construção Civil da Universidade Federal do Ceará, além de Diretor do Centro de Tecnologia/UFC. Professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria (PPAC) e do Mestrado em Estruturas e Construção Civil (PEC). Diretor- Presidente da Associação Técnico-Científica Paulo de Frontin, além de Coordenador Geral do GERCON - Grupo de Pesquisa e Assessoria em Gerenciamento da Construção Civil e Coordenador técnico do INOVACON - Programa de Inovação da Construção Civil do Ceará. Pesquisador e consultor ad hoc - Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Fundação de Apoio à Pesquisa do Ceará (FUNCAP), Conselho Nacional de Pesquisa e desenvolvimento (CNPQ), membro associado da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC), coordenador de vários eventos nacionais e internacionais (SIBRAGEC, CONENX, ENTAC). Avaliador de artigos para vários periódicos (RAE, Ambiente Construído, Alcance, Contextus, Construction Management and Economics) e anais de congresso (SIBRAGEC, ENTAC, ENEGEP, ENANPAD, SIMPOI). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração da Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: construção civil, construção enxuta, estratégia de produção, estratégia empresarial e pequenas empresas.
O professor José de Paula participou como palestrante do Painel Gerenciamento Visual na Construção Civil.
Luis Fernando Alarcón Cárdenas
Engenheiro Civil, professor do Departamento de Engenharia e Gestão da Construção da Pontíficia Universidade Católica do Chile. Atualmente, é diretor do Centro de Excelência em Gestão da Produção (GEPUC) da PUC-Chile, onde dirige e participa na investigação ligada às necessidades dos diferentes setores da indústria nacional, inclusive construção civil e mineração. O referido professor, também, orienta no Programa Magister en Administrácion de la Construcción e atuou em comitês de avaliação de pesquisas em várias universidades da Europa, Austrália e América Latina.
Prof. Alarcon tem longo currículo com várias produções técnico-científicas e acadêmicas. É editor do livro Lean Construction, publicado pela Balkema e autor de quatro livros sobre Gestão na Construção. O professor também possui inúmeras publicações em revistas internacionais, como Journal of Automation in Construction, Journal of Construction Engineering e Management and Journal of Management in Engineering da American Society Civil Engineering (ASCE). Atua em vários conselhos editoriais das principais publicações internacionais na área e é Diretor da Revista de Ingeniería de Construcción, uma publicação com mais de 25 anos de circulação.
O título da palestra de abertura proferida pelo professor Alarcon foi “Experiências na adoção de novos modelos de contratação na construção”.
O professor se propôs a abordar o seguinte conteúdo na palestra: os empreendimentos de construção envolvem interação intensiva e constante entre as partes envolvidas: construtores, fabricantes, subempreiteiros, projetistas, donos de obra etc.. Essa interação requer uma utilização eficiente dos processos colaborativos voltados para o cumprimento dos objetivos do projeto. Os tipos tradicionais de relações contratuais têm se mostrado ineficazes no desenvolvimento de projetos bem-sucedidos, e podem gerar relações adversas entre as partes que influenciam negativamente o desempenho do empreendimento.
Os tipos de projetos de construção: Partnering, Alliancing, Lean Project Delivery e Relational Contracts representam uma evolução nas abordagens para novos modelos de contratação que, quando aplicadas produziram um melhor desempenho do projeto. Esta apresentação envolveu exemplos de aplicação destas novas formas de contratos no Chile e em outros países e discutiu critérios para a adoção correta de qual tipo de relação das partes envolvidas é mais adequado para melhorar o desempenho de determinado projeto.
María Dolores Martínez Aires
A professora Maria Dolores é Arquiteta Técnica em execução de obras pela Universidad de Granada, Espanha (1993) e Ingeniera em Organización Industrial por la Universidad de Jaén, Espanha, em 2004.
Atualmente é professora do Departamento de Construcciones Arquitectónicas da Escuela Universitaria da Universidad de Granada.
Tem atuado nas seguintes áreas como docente na graduação e na pós-graduação: organização, planejamento e controle de obras; gestão da qualidade; prevenção e segurança do trabalho na construção civil.
A professora María Dolores foi responsável por ministrar o minicurso sobre técnicas de prevenção e investigação de acidentes na construção civil, com aplicação de exercícios e dinâmicas.
Mike Kagioglou
Engenheiro de Sistemas Integrados pela Manchester Metropolitan University (Inglaterra), atualmente é professor na University of Huddersfield, Inglaterra. Atua como diretor da School of Art, Design and Architecture , que corresponde a três departamentos com características inovadoras, como Artes e Comunicação, Moda e Têxtil, e Arquitetura e Projeto 3D. Foi coordenador de renomados centros de pesquisa com foco na inovação e melhoria da gestão da construção civil.
O referido professor atua nas seguintes áreas: Gestão de Processos em Infraestruturas de Hospitais; Projeto de Gestão de Alto Desempenho; Gestão de Operações na Construção Civil; e Gestão do Conhecimento focada em benefícios (Benefits Realisation).
Sua palestra abordará as estratégias de ensino adotadas em cursos de engenharia civil e de arquitetura do Reino Unido voltadas à inovação em desenvolvimento de produtos considerando requisitos de sustentabilidade e buscará responder as seguintes indagações:
• O que deve ser ensinado para as futuras gerações de estudantes?
• Quais são os desafios e inovações pedagógicas necessárias?
• Como devem ser incorporadas as novas práticas pedagógicas?
• Como os modelos colaborativos podem ser empregados em benefício da inovação da educação no Ensino Superior?
• Como os cursos de ensino superior estão considerando a mobilidade da força de trabalho (oriunda de vários continentes), diversas equipes de profissionais e origens culturais?
A apresentação abordou uma variedade de diferentes modelos pedagógicos para o ensino, identificando as principais vantagens e desvantagens em relação às estratégias inovadoras. A apresentação também desafiou o paradigma que existe atualmente que, de alguma forma, há uma barreira artificial entre ensino e pesquisa. Ao fazê-lo apontou para as necessidades de estratégias globais e abertas de inovação na concepção de currículo educacional, a incorporação de resultados de pesquisas e estratégias metodológicas.
Miriam Haag
Nascida no Brasil, de descendência alemã, Miriam possui longa experiência em gerenciamento de projetos, otimização de design e planejamento, como também em coordenação de obras para empreendimentos internacionais de grande porte. Formou-se em arquitetura pela University of Manchester, Inglaterra, e pelo Swiss Federal Institute of Technology de Zurique (ETHZ) e Lausanne (EPFL), Suíça. Em 2010 completou a sua formação com um MBA do Instituto de Empresa (IE) de Madrid, Espanha.
Atualmente, Miriam é diretora da Drees & Sommer do Brasil Ltda. que é uma empresa global de origem alemã que atua nas áreas de consultoria, planejamento, construção e operação oferecendo assessoria a clientes privados ou públicos bem como investidores há mais de 45 anos em todas as questões que envolvem imóveis. Antes ela trabalhava na Drees & Sommer Espanha, mas também em prestigiosos escritórios de arquitetura e engenharia como construtoras multinacionais em países como Alemanha, França, Taiwan, Emirados Árabes e Estados Unidos.
O tema da sua palestra foi “A aplicação sistemática de gestão visual (Visual Management – VM) na construção de usinas hidrelétricas no Brasil”. Seu conteúdo abrangeu o desenvolvimento e a adaptação das ferramentas às necessidades internas e externas da empresa, a apresentação dessas ferramentas, a implantação nas obras e os desafios correspondentes. Os resultados demostraram a força da obra para “puxar” os processos “upstream” com o objetivo de estabilizar estes processos e aumentar a coordenação entre as diferentes disciplinas na obra.
Patricia Tzortzopoulos Fazenda
Brasileira, formada em Arquitetura e Urbanismo na UFRGS em 1995, a professora atua em importantes instituições internacionais desde 2000 e possui vasta experiência em integração de design colaborativo e de gestão de projetos. As pesquisas da referida professora estão relacionadas às áreas de Building Information Modeling e geração de valor por meio de projeto arquitetônico, temas que a mesma vêm desenvolvendo uma série de projetos de pesquisa, supervisionando estudantes e publicando vários artigos.
Atualmente, Patricia é professora na University of Huddersfield e chefe do Departamento de Arquitetura e Design 3D. A professora é, também, coordenadora do laboratório Innovative Design Lab, que se constitui em um novo centro de pesquisa interdisciplinar. O laboratório realiza pesquisas teóricas e aplicadas na concepção de produtos em geral, em especial do ambiente construído, integrando as áreas de design de arquitetura, gerenciamento de construção, design de interiores, desenvolvimento de novos produtos, engenharia de produção, ciências sociais e da saúde.
O tema da sua palestra foi Gerenciamento Visual na Construção Civil e sua aplicação em empresas no Reino Unido. Seu conteúdo abrangeu as estratégias de implementação da Gestão Visual (Visual Management - VM), que integra um conjunto de conceitos, princípios e ferramentas aplicadas em espaços de trabalho com o objetivo de aumentar a transparência e tornar mais eficiente a comunicação em canteiros de obras.
Salvador García Rodríguez
É engenheiro civil formado em 1991 pela Universidad Michoacana de San Nicolás de Hidalgo, Michoacán, México. Atualmente é professor do Departamento de Ingeniería Civil do Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey, Campus Monterrey, México. Possui experiência em vários projetos de integração com empresas, inclusive ministrando cursos na área de Construção Sustentável. É autor do livro Costos y Programación de Obra (ISBN 978-607-501-237-7). Ministrou diversos cursos de treinamento em empresas sobre o tema da sustentabilidade na construção civil, visando à transferência de tecnologia e à implantação de boas práticas de gestão.
O professor Salvador ministrou palestra sobre aspectos de sustentabilidade na construção civil mexicana e transferência de tecnologia para empresas construtoras e projetistas, principalmente de pequeno porte. Na sua palestra foram apresentados os resultados de quatro anos de trabalho do seu grupo de pesquisa no ITESM e suas aplicações em empreendimentos habitacionais. O projeto foi patrocinado pela empresa CEMEX, empresa líder na produção de materiais de construção. Os resultados incluem: indicadores de sustentabilidade para projetos de habitação; unificação e aplicação de diretrizes de design bioclimático para habitação social sustentável.
Wellington Vilanova Trombela
É engenheiro ambiental formado em 2012 pelo Instituto Superior de Ciências Aplicadas, Limeira, São Paulo. Participante da Comissão de Estudo de Sustentabilidade para Sistemas de Revestimentos, formada pela Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres (ANFACER). Atualmente exerce a função de engenheiro ambiental na Rio Verde Engenharia e Construções, Limeira, São Paulo, atuante como apoio em SSMA, processos de certificação AQUA e LEED e no Sistema de Gestão Integrado. Possui experiência em tecnologias ambientais e participou de diversos projetos relacionados aos temas aproveitamento de águas pluviais, tratamento e reuso de efluentes e energias renováveis.
O engenheiro Wellington ministrou a palestra sobre experiência da construtora no processo de certificação AQUA-HQE, a estrutura organizacional necessária para atender aos critérios de certificação, como funciona o processo de certificação do empreendimento e do empreendedor, as ações adotadas no canteiro de obras para minimizar os impactos socioambientais e as dificuldades e vantagens. Na sua palestra foi apresentado o balanço do processo de certificação AQUA-HQE de um empreendimento, incluindo os indicadores de sustentabilidade e a análise de custo de implantação.
"Novos modelos e abordagens para gestão das construções em países Ibero-americanos"