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MOURÃO, Yves Rabelo; SALES, Alessandra Luize Fontes; BARROS NETO, José de Paula. Levantamento dos requisitos dos clientes na construção habitacional: um estudo de caso. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 3., 2003, São Carlos. Anais… São Carlos: ANTAC, 2003.
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Número de Trabalhos: 9 (Com arquivo PDF disponíveis: 8)
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Resumo

O presente artigo investiga o estudo da importância de dados oriundos dos clientes e usuários no processo de projeto de empreendimentos habitacionais. Para isto, será apresentado um estudo de caso feito em uma grande empresa de Fortaleza. Através de um diagnóstico, foi observado que, apesar de um eficiente sistema de relacionamento com os clientes, a empresa precisava de novas ferramentas de retroalimentação dos dados dos clientes nos projetos e criar um perfil dos moradores, identificando suas satisfações e importâncias com seus condomínios. Após um pré-teste e adaptações do questionário de MIRON (2002), foram aplicadas 273 entrevistas, representando um nível de confiança de 95%. Os 13 condomínios analisados foram divididos por classes sociais (alta, média e baixa) e calculadas as médias da satisfação e importância. As mesmas foram comparadas em gráficos de barras e em seguida analisados os dados em uma matriz satisfação x importância para que fossem identificados os itens mais críticos. Na última etapa do projeto foram sugeridas ferramentas para retroalimentação e o fluxograma de atualização dos requisitos clientes. Após a realização da pesquisa, foi observado que os usuários de diferentes classes sociais valorizam de forma diferente os itens dos condomínios e que nem sempre a empresa sabe identificar estas exigências distintas de forma a agregar mais valor ao seu produto, estando em sintonia com o mercado potencial.

Abstract

The present article investigates the study about the importance of client’s and user’s data on the building project process. For this, a case study done in a great building enterprise in Fortaleza will be shown. With a diagnosis, it was noted that, in spite of having an efficient client relationship system, the enterprise analyzed needed new tools to use the costumer’s data in the projects and to create a resident’s profile, identifying theirs satisfaction and importance about the buildings. After a previous test and adaptations of MIRON’s (2002) questionnaire, 273enterviews were applied, representing a reliable level of 95%. The 13 buildings analyzed were divided were divided in three installment ranges (high, medium and low) and the satisfaction and importance averages were compared in a satisfaction x importance matrix in objective to identify the critical items. At latest step, a flow diagram of client’s requirements was suggested, based on client’s data and tools developed during the research. The results show that users analyze differently buildings items, depending on their social range and, sometimes, the company does not understand these differences and does not offer a product according to client’s desires.
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