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HEINECK, Luiz Fernando; BRANDSTETTER, Maria Carolina. Aspectos conceituais e metodológicos do comportamento do consumidor do mercado imobiliário: uma caracterização da carreira habitacional. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 5, n. 3, p. 19-3, jul./set. 2005.
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Resumo

Este trabalho tem por objetivo oferecer uma contribuição metodológica à avaliação pós-ocupação mediante o conhecimento aprofundado do comportamento do consumidor e a caracterização de sua carreira habitacional. Busca-se apresentar uma proposta metodológica que considera não apenas o enfoque habitual em aspectos técnico-construtivos, mas também em outros aspectos do comportamento da demanda sob a análise dos processos de satisfação e mobilidade residenciais. O método de pesquisa proposto é o estudo de caso múltiplo para obtenção das informações pertinentes à demanda, com a descrição de três casos estudados. Uma visão geral do protocolo do estudo de caso múltiplo é apresentada, com a descrição das fontes dos dados, atividades envolvidas e procedimentos adotados para a escolha e análise dos dados. Entre os fatores investigados podem ser citados: o perfil socioeconômico familiar, a carreira habitacional, a análise dos processos de compra do imóvel e o uso da moradia. A investigação, que também abrange diversos aspectos técnico-construtivos, conclui salientando a importância dos aspectos comportamentais dos diversos arranjos familiares sobre o processo de formação da satisfação residencial e os motivos que provocam a mobilidade entre moradias ao longo da carreira habitacional.

Abstract

This study aims to make a methodological contribution to post occupancy evaluation by studying the consumer behaviour and the concept of housing career. The methodological proposal is concerned not only with technical factors related to the built environment, but also with the behaviour of housing demand, focussed on the customer satisfaction formation process and the residential mobility. A multiple case study method was adopted, in which three case studies of housing careers were carried out. An overview of the multiple case study is presented, describing the main sources of data, the activities carried out, and the procedures adopted for data selection and analysis. The family socio-economic profile, the housing career, and the purchasing and use processes are among the factors that were investigated. The research work also involved some technical aspects of the buildings. Among the conclusions, the importance of behavioural aspects of different family arrangements on the process of customer satisfaction formation and the causes for residential mobility throughout the housing career are pointed out.
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