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BRANDSTETTER, Maria Carolina. Variáveis de influência da demanda para o projeto imobiliário: uma discussão comportamental. ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 12., 2008, Fortaleza, CE.
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Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 5 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
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Co-autores: 5

Resumo

Proposta: Este trabalho apresenta uma análise das principais variáveis determinantes do comportamento do consumidor em relação ao produto moradia. Inicialmente é feita uma revisão bibliográfica sobre os textos que classicamente tratam sobre o processo de mobilidade, a busca da nova moradia e a satisfação residencial a partir do emprego de um conjunto de variáveis apontadas como determinantes destes processos. Estas variáveis estão relacionadas ao perfil sócio-econômico e comportamental dos moradores como faixa etária, estágio do ciclo de vida familiar, renda mensal, valor patrimonial, ocupação, composição familiar e propriedade do imóvel. Método de pesquisa/Abordagens: Tais variáveis posteriormente são testadas sob análise quantitativa e qualitativa de um banco de dados obtido a partir de 70 estudos de caso, realizados nos anos de 2004 e 2007. A estrutura original de investigação baseia-se no conceito de carreiras habitacionais. Para análise deste conceito, foi desenvolvido um esquema representativo, considerando a noção do paralelismo entre as carreiras profissional, habitacional, os eventos ligados ao ciclo de vida familiar e os aspectos financeiros familiares. Resultados: O trabalho conclui salientando a adequação da metodologia aos objetivos propostos: a operacionalização da carreira habitacional permite a análise das variáveis determinantes do comportamento da demanda. A pesquisa também permite o aprimoramento metodológico de avaliação de preferências habitacionais, podendo contribuir com futuros trabalhos sobre a segmentação do mercado e Avaliação Pós-Ocupação. Contribuições/Originalidade: O emprego do conceito da carreira habitacional como veículo de investigação do comportamento da demanda e a união de variáveis relacionadas aos processos de mobilidade, escolha e satisfação residenciais.

Abstract

Proposal: This research work addresses the main determinant variable of housing consumer behavior. Initially socio-demographic theories are reviewed, presenting variables for residential mobility, choice and satisfaction. These variables are age, life cycle stage, family income, patrimonial value, occupation, family composition and housing tenure. Methods: These variables later are tested by quantitative and qualitative analysis of a data base from 70 case studies, that had been carried through in 2004 and 2007. The original structure of inquiry of the residential behavior is based on the concept of housing careers. For analysis of this concept, a representative project was developed, considering the notion of parallelism between professional and housing careers, life cycle events and family financial aspects. Findings: The work concludes pointing the adequacy of the methodology. The concept of housing careers provides the analysis of determinants variables of housing consumer behavior. The research also allows information about housing preferences, which might be used in future works about market segmentation and Post-Occupancy Evaluation. Originality/value: The concept of housing career provides a useful way of integrating the variables of residential choice, mobility and satisfaction processes.
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