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BRANDSTETTER, Maria Carolina; MORAES, Larissa Alves; PEREIRA, Leidiana Flávia Morais. Investigação de falhas relativas à qualidade em processos construtivos na etapa de energia imóvel. VII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 2011, Belém, PA.
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Resumo

O presente trabalho visa confirmar a importância de se ter um sistema de gestão da qualidade efetivo, que não se preocupe apenas com a confecção e apresentação de registros, mas com o controle da qualidade de seus insumos e mão-de-obra. Para a realização dessa pesquisa, foi escolhido um empreendimento residencial multipavimentos em fase de entrega de uma empresa sólida no mercado da construção civil goiana certificada pelo PBQP-H e ISO 9001, contemplando 216 unidades residenciais. A metodologia se baseou em uma investigação com o auxílio de checklists e mapeamento das principais falhas de qualidade, além de observação e registros fotográficos. Os checklists foram divididos por ambiente e contemplam diversos serviços vistoriados tais como pisos cerâmicos, rodapés, paredes, portas, esquadrias e forros. A avaliação da qualidade foi por atributos, tais como uniformidade, homogeneidade, funcionamento, acabamento, entre outros. As análises incluíram a distribuição das principais falhas por ambiente. As análises apontam para dois tipos principais de causas dos problemas: a falta de treinamento do executor e a falta de adequação ao projeto. As análises conduziram a propostas de diretrizes que poderão ser utilizadas em outras obras similares a fim de que eventuais falhas não se repitam. O trabalho conclui apontando que muitas empresas preocupam-se mais com a parte burocrática do sistema do que com a busca da melhoria contínua, fazendo com que os sistemas de gestão da qualidade não funcionem de maneira efetiva.

Abstract

This work aims to confirm the importance of a consistent quality management system, that control the quality of resources and employees and does not value registers. A residential building was chosen in the end of its procuction process. The construction is of a solid company in Brazilian civil construction market certified by ISO 9001, covering 216 residential units. The methodology based on inquiries with checklists and mapping of the main quality failures and photographic registers of diverse processes such as floor, baseboards, walls, doors, windows and ceilings. The analyses point two main causes of the problems: the lack of training of the employees and adequacy to the project. The analyses had lead proposals that could be used in similar buildings searching for minimize these failures.
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