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MOURÃO, Yves Rabelo; BARROS NETO, José de Paula; santos, Ana Paula Silva dos. A pesquisa de satisfação como forma de verificar a discordância entre os requisitos dos clientes e as especificações dos projetistas. In: CONFERÊNCIA LATINO-AMERICANA DE CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL, ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 10., 2004, São Paulo. Anais... São Paulo: ANTAC, 2004.
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Resumo

O presente artigo analisa os itens de projeto de condomínios habitacionais, considerados problemáticos no desempenho geral do empreendimento. Para isto, será apresentado um estudo de caso feito em empresas de construção habitacional de Fortaleza. Através de um diagnóstico, foi observado que, apesar de muitas vezes as construtoras se relacionarem bem com seus clientes, estas precisavam revisar seus procedimentos de coleta de dados com os mesmos, além da forma de utilizá-los no desenvolvimento de projetos mais adequados às necessidades dos clientes, pois os requisitos de qualidade considerados pelas equipes técnicas muitas vezes diferem das avaliações dos usuários. Para o diagnóstico das construtoras foram aplicados questionários de satisfação e importância abordando todos os aspectos do condomínio, sempre com amostras representando um nível de confiança de 95%. Após a tabulação dos dados, foram calculadas as médias da satisfação e importância de cada condomínio. As mesmas foram comparadas em uma matriz satisfação x importância para identificar os itens mais críticos. Após a realização da pesquisa, foi observado que os usuários de diferentes classes sociais valorizam de forma diferente os itens dos condomínios e que nem sempre as empresas sabem identificar estas exigências distintas de forma a agregar mais valor ao seu produto.
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